Gustavo Gaidzinski, gerente de informática da Angeloni, fez uma lista com dez ações que podem melhorar a imagem do profissional na empresa.
Os profissionais de help-desk devem divulgar a sua postura contínua de progresso, apontou o gerente de informática da Angeloni, Gustavo Gaidzinski. O especialista criou uma lista com os dez mandamentos para ajudar o colaborador a evidenciar a sua presença na empresa e, segundo ele, as dicas também servem para os profissionais de outras áreas na TI.
Ele conversou com o IT Web durante a Conferência e Expo Internacional HDI 2011 e revelou alguns dos seus segredos para dar um upgrade na carreira.
Gaidzinski classifica como o item mais importante de todos o marketing pessoal. “Tem que mostrar e saber como mostrar para que a empresa realmente entenda que existe um departamento muito importante para a tecnologia.”
O profissional não pode ser visto como um gerador de despesas e um criador de problemas: deve ser a figura solucionadora, alinhada aos negócios, para conseguir se destacar positivamente no local de trabalho.
“Não basta fazer, é necessário mostrar e provar o que é feito. Muitas vezes, os profissionais do setor de help-desk acabam levando a fama de desocupados, apesar de trabalharem bastante. O trabalho não evidenciado gera um desgaste muito grande na imagem do departamento”, afirmou.
A aparência do profissional também é extremamente importante para o alcance do sucesso. Outra dica é ficar atento à voz. Além do conhecimento técnico e do raciocínio rápido, o “sorriso na voz” é um dos pontos necessários para o colaborador.
“A aparência de quem está no telefone é a voz. É preciso capacidade de conversar, não irritar o cliente, falar de forma clara e correta para o usuário se sentir confortável em reportar o problema e aceitar as soluções”, explicou.
Conheça os dez mandamentos para os profissionais de help-desk, segundo Gaidzinski:
- Conhecerás a sua equipe: por meio de envolvimento com o RH e feedbacks.
- Reconhecerás o seu posicionamento: faça pesquisa de satisfação entre os usuários e converse formalmente com os patrocinadores.
- Provarás o mais amargo dos remédios: rediscuta os processos de atendimento e elimine a zona de conforto.
- Escolherás os melhores soldados: um bom analista é melhor do que dois analistas médios, faça a equipe entender o recado.
- Não irritarás o usuário: utilize sistemas rápidos e de fácil manutenção e fique de olho para perceber se o usuário fica irritado com a tecnologia de atendimento.
- Escolherás suas batalhas: não tente resolver todos os problemas de uma vez.
- Enfrentará os seus inimigos: coloque a execução das prioridades em prática e utilize o endomarketing como aliado.
- Medirás o seu sucesso: indicadores devem ser implementados para garantir a permanência dos benefícios.
- Cuidará de sua aparência: observe se há ruídos na comunicação oral, qualidade vocal e fluência verbal.
- Comemorarás o seu triunfo: reserve um valor no orçamento para comemorações, isso mantêm o pessoal engajado e com “rotação em alta”.
Fonte: IT Web – www itweb com br – Por Thaís Sabatini
Nenhum comentário:
Postar um comentário