quinta-feira, 28 de abril de 2011

DALTER SILVA FAVARETE: Novos rumos para a Odontologia






Estamos vivendo uma semana importante para a Odontologia mato-grossense. Nesta sexta-feira cirurgiões-dentistas de todo o Estado escolherão o próximo presidente que estará à frente do Conselho de Odontologia (CRO-MT) no biênio 2011-2013. Podem votar os profissionais inscritos na entidade, adimplentes e que estejam em atividade no mercado de trabalho.

Caberá ao próximo presidente e seus conselheiros zelar pela profissão e fazer com que ela ainda mais respeitada e valorizada.

Ser cirurgião-dentista é muito mais que cuidar da estética bucal de um paciente. É trabalhar na promoção da saúde como um todo, ir além da odontologia curativa e cuidar daquele que entregou ao profissional um de seus bens mais preciosos, o sorriso. Por isso a ética, seriedade e a credibilidade são princípios fundamentais que devem reger o dia a dia do profissional.

Criado em 1967, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) tem como objetivos supervisionar a ética e zelar pelo bom conceito do cirurgião-dentista perante a sociedade. Mais que fiscalizar o exercício da Odontologia, cabe também ao CRO ser um órgão de apoio ofercendo orientação, aperfeiçoamento e oportunidades de qualificação e, desta maneira, contribuindo para o aprimoramento da odontologia e de seus especialistas.

Muito já avançamos nesta caminhada, mas ainda há muito mais o que fazer para fortalecer o que já foi conquistado e vencer novos desafios, que não são poucos. Sabemos que sozinhos não vamos muito longe.

E para isso, mais que a atuação participativa dos conselheiros, precisamos de parcerias e da integração da classe. Unidos por objetivos comuns e, acima de tudo, sendo bem representados, os profissionais têm a garantia de ver seus anseios e necessidades conhecidos e respeitados e seus direitos defendidos por aqueles que também amam a Odontologia não apenas como profissão, mas como missão de vida.

Hoje em dia a saúde bucal é um dos pilares da qualidade de vida da sociedade. Estar à frente desta tarefa é uma grande responsabilidade para o cirurgião-dentista e por isso um trabalho que deve ser exercido com amor e dedicação. Quando se sente amparado e respaldado por seus representantes, tudo fica mais fácil. Por isso a escolha da nova diretoria do Conselho no pleito da próxima sexta-feira é um momento de imensa satisfação, mas deve ser igualmente de reflexão sobre os rumos que queremos para a nossa classe.

O que buscamos para o futuro? Onde ainda precisamos avançar? Quem melhor lutará por nossos anseios? Estas perguntas precisam pautar o profisisonal em sua reflexão antes do voto. Que o nome escolhido faça da ética o seu princípio frente ao CRO e se dedique inteiramente a esta tarefa que recebeu dos profissionais que passará a representar.

Dalter Silva Favarete é cirurgião-dentista

Nenhum comentário: